Em devida perspetiva
J.-M. Nobre-Correia
Correio da Manhã : O sucesso do grande diário popular é de facto muito relativo, quando
comparado a casos em que as condições de base são bem menos favoráveis…
Mesmo
nos meios jornalísticos e mediáticos, o Correio
da Manhã é considerado como um caso de sucesso. E não há dúvida que, a
situação da imprensa em Portugal sendo o que é, o jornal fundado por Vítor
Direito em 1979 foi o que, de todos quantos nasceram no pós-25 de Abril, mais
solidamente se implantou. Só que, à escala da Europa, este sucesso é muito
relativo.
A caraterística
mais evidente do Correio da Manhã é a
de ser o único diário com caraterísticas ditas populares a dominar o mercado num
país latino. Em Espanha e em Itália são os diários ditos de referência que
dominam em termos de difusão paga. Em França, o diário regional Ouest-France, de Rennes, domina com 733
078 exemplares vendidos, os nacionais de referência Le Figaro (317 225) e Le
Monde (275 310) ocupando a segunda e a terceira posições. E mais : nestes
três países não existem pura e simplesmente diários populares no sentido
técnico da palavra.
Apesar
deste estatuto singular, o Correio da
Manhã está muito longe de atingir o nível de penetração de muitos dos seus
congéneres europeus. Assim, por exemplo, o Kronen
Zeitung, de Viena. A Áustria conta 8,46 milhões de habitantes (menos do que
os 10,56 milhões em Portugal). Mas é um país que partilha a língua da Alemanha
e da maioria da Suíça, para falar apenas destes países. O que quer dizer que
qualquer pessoa residente na Áustria pode muito bem decidir não ler jornais
austríacos, mas sim os dos países vizinhos.
Ora,
apesar destes dados demográfico e linguístico (quando, em termos editoriais,
Portugal tem a sorte de dispor de uma língua própria), um diário como Kronen Zeitung tem uma difusão paga de
809 990 exemplares, quando abundam os diários populares na Alemanha como na
Suíça alemânica. Por seu lado, o Correio
da Manhã fica muito modestamente pelos 111 297 exemplares. O que quer dizer
que o seu potencial de desenvolvimento é teoricamente considerável. Mas isso
suporia outra estratégia comercial e sobretudo uma clara e inovadora estratégia
de regionalização…