O reflexo de uma personalidade
J.-M. Nobre-Correia
Formas de tratamento : No relacionamento com os entrevistados, a degradação da linguagem
utilizada pelos jornalistas traduz a lenta agonia das identidades editoriais…
O fenómeno é
chocante na imprensa. Mas é-o ainda mais em rádio e em televisão. Até porque o
olho tem uma capacidade de “desnatagem” do discurso que o ouvido não tem. Mas
também porque o fenómeno tomou claramente uma dimensão maior na oralidade do
que no escrito. Dimensão que se acentuou nestes últimos decénios. A ponto de,
num mesmo média, a situação ter passado a ser totalmente incoerente e até mesmo
caótica.
É
de caos que de facto se trata quando se observa a maneira como os jornalistas
contactam com as pessoas, se dirigem a elas ou as entrevistam. Quando se ouvem
no mesmo canal de rádio ou de televisão, numa emissão após outra, ou até mesmo numa
sequência após outra da mesma emissão, serem adotadas formas de tratamento
diferentes. Há o que têm direito apenas ao nome próprio. Ou ao nome próprio
dotado de um prévio Senhor ou Dona. Ou ainda do nome próprio e do apelido, com
ou sem títulos de civilidade. Ou mesmo providos de títulos académicos ou
profissionais.
Assim
numa instituição da imprensa portuguesa, o Expresso,
entrevista-se um antigo presidente da República ou o atual presidente de um
banco tratando-os por “você”, ou um cineasta tratando-o por “tu”. Ou na mesma
“matinal” da Antena 1, passa-se de um
“Cristina, você” a um “professor” tal, ou a um respeitoso “Senhora Dona” tal.
Ou num telejornal da RTP 1 utiliza-se
um o “João”, outro o “Senhor João”, um o “você” e outro até mesmo o “tu”.
Quando o entrevistado por vezes tinha idade para ser pai ou avô do desenvolto
jornalista…
Dir-se-á
que tal situação é consequência da evolução da língua falada. Trata-se porém,
antes do mais, da degradação da chamada “boa educação” no relacionamento
social. E, no caso concreto do jornalismo, do abandono do que constitui o tom,
o estilo próprio de um média. Isto, claro está, quando os média são dirigidos
por gente que sabe o que quer dizer um projeto editorial. O que quer dizer um conceito
jornalístico coerente, com uma personalidade forte, claramente distinta da dos
concorrentes…