A perda de autonomia anunciada…

J.-M. Nobre-Correia

Para o mediólogo, professor emérito da Université Libre de Bruxelles, a presença de interesses estrangeiros nos média é inquietante

Decididamente, a indiferença dos meios dirigentes políticos, económicos, sociais e culturais ao que se passa nos média portugueses é absolutamente espantosa ! Talvez até nem possa ser comparada à de idênticos meios dirigentes de outros países europeus. E, no entanto, a situação tem progressivamente vindo a tornar-se preocupante, altamente preocupante…
Foram primeiro espanhóis, foram depois angolanos, são agora chineses. Só que no que diz respeito aos primeiros, trata-se de gente vinda de um país democrático e membro da União Europeia. Embora, historicamente, as ambições latentes no subconsciente de grande parte dos nossos vizinhos não seja propriamente pacifica no que diz respeito a Portugal.
Quanto aos angolanos e aos chineses, já a questão se formula em termos totalmente diferentes. Trata-se, num caso como no outro, de gente vinda de sociedades ditatoriais em que só quem faz parte das nomenclaturas cleptómanas dominantes dispõe de meios financeiros para investir no estrangeiro. E não é graças ao dinheiro a rodos que ela passou a integrar os valores mais elementares de uma sociedade democrática. E que integrou noções essenciais de pluralismo e de tolerância.
A capacidade de aceitação destas noções essenciais é ainda menos evidente no que diz respeito aos média. E é mesmo largamente, senão totalmente inexistente no campo da informação. Atitude que globalmente até partilharão espanhóis, angolanos e chineses quando se trata de informação referente à política interna dos seus países de origem, às opções políticas dos seus governos, às caraterísticas dominantes dos seus meios económicos, à política externa dos seus países. Com uma certa subtileza e flexibilidade no que diz respeito a espanhóis. Com uma evidente rudeza e intransigência no que se refere a angolanos ou a chineses.
Com gloriosas exceções cada vez mais diminutas, os portugueses estão pois progressivamente confrontados a uma informação largamente dominada por interesses estrangeiros. Uma informação que não pode de maneira alguma escapar a empenhos considerados vitais pelos meios dominantes na democrática vizinha Espanha. E a empenhos que as clepto-nomenclaturas dos partidos únicos angolano ou chinês têm demasiado tendência a estender às raias de um horizonte obscurantista.
Perante uma situação que assume traços cada vez mais sombrios, a total ausência de reação dos meios dirigentes políticos, económicos, sociais e culturais portugueses é absolutamente inquietante. O sociólogo estado-unidense Herbert Schiller (1919-2000) advertiu há largos anos : “uma nação cujos média são dominados pelo estrangeiro não é uma nação”. Excelente e arrepiante reflexão a submeter à consideração dos apáticos meios dirigentes do país. A supor que eles tenham consciência da situação de uma informação já largamente dominada por semanários, diários, rádios e televisões cujos donos são empresas ou cidadãos estrangeiros. E consciência do horizonte tragicamente sombrio que este controle dos média grande público deixa antever… 
Texto publicado no semanário Expresso, Lisboa, 24 de setembro de 2016, p. 35.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Deixem-me fazer uma confissão

Como é possível?!

O residente de Belém ganhou mesmo?